Qualquer pessoa que faça parte do mundo das artes já lidou com eles, aqueles pequenos (ou grandes) caderninhos, às vezes de capa preta (tipo moleskine), outros com argolas, etc, não interessa o seu aspecto exterior, mas sim o que se pode encontrar no seu interior. Abrir um diário gráfico é um pequeno passo para um outro mundo.
Não podia deixar passar esta oportunidade de falar nestes cadernos. Neles de tudo um pouco se pode encontrar, rabiscos, desenhos, esboços, pensamentos e às vezes até verdadeiras obras primas.
No sábado passado inaugurou em Torres Vedras uma exposição sobre estes cadernos, chama-se "Diários Gráficos. Desenhos em cadernos." Esta exposição conta com a participação de portugueses, mas também de alguns estrangeiros. Citando o catálogo da exposição "Esta exposição é construída por desenhos, anotações escritas, esquemas, colagens ou outro tipo de técnicas, que têm a particularidade de serem executados em cadernos. Por este facto, de o suporte ser um caderno e de dimensões transportáveis, pressupõe que seja o resultado de um percurso, de um conjunto de experiências ou de situações que aconteceram ao longo de um tempo determinado - de uma viagem, mesmo sendo esta entendida unicamente como tempo de disponibilidade.
Recomendo que vejam a exposição, vale a pena.
Diários Gráficos - Desenho em Cadernos
Exposição
09 Janeiro » Sábado a 27 Fevereiro » Sábado
Galeria Municipal Paços do Concelho (Piso 3) » Torres Vedras
Se não tiverem a oportunidade espreitem alguns dos links que vos deixo de alguns dos desenhadores.